No dia 1, arrancou a 10ª edição deste projeto “Vida Ativa com Desporto” que chega a mais de 700 idosos de todo o concelho e que se prolonga até ao final de julho, registando sempre um grande entusiasmo dos participantes.
desporto senior imagem site 1
O Projeto “Vida Ativa com Desporto” é desenvolvido pelo Pelouro do Desporto da Câmara Municipal em parceria com a Varzim Lazer, proporcionando aos reformados e pensionistas ou pessoas socialmente inativas com mais de 60 anos a possibilidade de se exercitarem através da frequência de uma aula de Ginástica e outra de Hidro Sénior, por semana, mais uma sessão de cardiofitness, por mês.
“Vida Ativa com Desporto” é assim um grande contributo do município da Póvoa de Varzim para uma vida saudável e feliz dos seniores poveiros.
A iniciativa começou em 2005 e é já uma aposta comum a oito associações.
A Beneficente, a Associação de Reformados Poveiros, o Centro Social e Paroquial de Terroso, o Centro Social Bonitos de Amorim, o Centro Social e Paroquial de Aver-o-Mar, o Centro Paroquial de Beiriz, a Argevadi e a Laundos AKRIBEIA encaminham os seus utentes para as aulas na Varzim Lazer.
Mas, não só os utentes das instituições podem beneficiar deste projeto. Qualquer pessoa, desde que reformada e com mais de 60 anos pode inscrever-se gratuitamente, ao longo do ano, no Estádio Municipal. Devem ter o cuidado de consultar o seu médico e informar, no ato da inscrição, qualquer limitação ou indicação específica a dar conhecimento ao professor.

De acordo com Estêvão Liberal, coordenador do Projeto “Vida Ativa com Desporto”, as atividades de grupo desenvolvidas apresentam exercícios de base de postura, agilidade e destreza, de força e ainda jogos lúdicos e dança. Com estas práticas, os utentes adquirem benefícios, essencialmente, ao nível da Saúde, do bem-estar físico e psíquico, adquirindo hábitos de vida saudável.

O Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Aires Pereira, destaca que este é “mais que um projeto de Desporto, é um projeto de Inclusão Social, onde damos às pessoas a oportunidade de se encontrarem, de fazerem alguma movimentação física, de utilizarem as nossas melhores instalações, desde as Piscinas Municipais, Estádio e Pavilhão, criando uma espécie de rede social e de proteção entre as pessoas. É preciso não esquecer que um dos principais problemas, hoje, é a solidão. E este acaba por ser um espaço de inclusão, que já vai com mais de 700 pessoas. Vamos continuar a dar-lhe dimensão com os nossos técnicos de Desporto”.

Até julho de 2015, os idosos vão ter a oportunidade de conviver também em atividades lúdicas. A equipa que dinamiza o Projeto, constituída por 15 pessoas, entre técnicos, professores e fisioterapeutas, promove também os eventos: Festa de Natal, Carnaval, Caminhadas, Semana Avós e Netos e Festa final com piquenique.

FOTOGALERIA