Ginástica na VL – Conheça melhor a Prof. Inês Santos

A professora Inês Santos tem 32 anos e trabalha há cerca de 6 na Varzim Lazer. Licenciada em Educação Física pela Universidade do Porto, esta profissional orienta as aulas de grupo da Academia de Ginástica, nomeadamente, Circuito, Fusão e Cycling.
prof. ines
Inês Santos explica o conceito das suas aulas. Circuito consiste “num treino funcional, em que cada aluno trabalha por estações e faz os exercícios que cada estação exige, rodando consoante o tempo estipulado”. Nas aulas de Fusão, a docente confessa que é dada muita liberdade de escolha, na medida em que “o professor faz o que entender com a aula, ou seja, tem a possibilidade de variar os exercícios, não sendo uma aula muito específica”, salienta.

Inês Santos refere que os principais objetivos de praticar as suas aulas incidem, de uma forma generalizada, “nos grandes grupos musculares, e também no treino cardiovascular”. Acima de tudo, “pretendo fazer uma aula completa, baseada na fusão de exercícios de variados métodos de preparação física, dos quais treino funcional, alongamentos, flexibilidade e localizada”. Já o Cycling é uma divertida aula de grupo praticada numa bicicleta especialmente desenvolvida, que permite ao aluno facilmente ajustar a resistência ao seu nível de treino. “Ao som da música, utilizo técnicas específicas, simulando diferentes percursos, como subida e descida de ladeiras, situações de terreno sinuoso e obstáculos”, esclarece.

A professora aplica o Cycling Strech durante as suas aulas: “faço uma aula normal de Cycling. Na parte final, há um trabalho mais aprofundado de alongamentos, de mobilidade articular”.

O Cycling foi uma aposta recente na sua carreira, enaltece a docente, “o professor João Moreira propôs-me fazer estas aulas e eu pensei logo que ia gostar muito. De facto, é isso que verifico”. Em modo de conclusão, Inês Santos afirma que “até ao momento sinto-me bastante satisfeita a exercer três modalidades diferentes na Varzim Lazer”.

No que diz respeito às vantagens de praticar as suas aulas para a saúde e bem-estar, a professora aponta: “perda de imensas calorias; tonificação do corpo; aumento da resistência cardiovascular e, ao mesmo tempo, o aprimoramento da condição física”.

Questionada sobre o facto de alguém pretender perder peso, a professora defende que se deve praticar exercício físico o maior número de vezes possível. Além disso, Inês Santos aconselha que uma pessoa deve focar o seu treino na força, alternando com o treino cardiovascular. A docente considera ainda que “a pessoa tem de ter uma alimentação cuidada e adequada ao exercício que está a fazer. No fundo, não é deixar de comer, mas ingerir de uma forma moderada os alimentos certos”.

Inês Santos concorda que a Varzim Lazer é uma opção de qualidade para qualquer pessoa praticar exercício uma vez que “apresenta umas instalações ótimas, numa zona bem localizada da cidade”. De acordo com esta professora, o ponto forte da Varzim Lazer reside no facto dos utentes poderem usufruir de um leque variadíssimo de opções e modalidades de desportos que estão à sua disposição em todas as vertentes da empresa municipal. Inês Santos salienta que o corpo docente é muito profissional, acrescentando ainda que “trabalho aqui há já algum tempo, e pela experiência que tenho, posso constatar que o trabalho dos meus colegas é excelente”. Outro aspeto que realça é a Varzim Lazer ter o cuidado especial para que as expetativas dos utentes sejam superadas.

No domínio pessoal, a docente gosta imenso de viajar e aproveitar a vida. Para além disso, Inês Santos confessa: “gosto de sentir que estou a dar o meu melhor a nível profissional. Sentir que realizo um trabalho competente”.

“Respeito pelo próximo” e “verdade” são os valores pelos quais orienta a sua vida. “Nós enquanto professores devemos respeitar todos os que trabalham connosco, tanto utentes como colegas”, revela.
Inês Santos dedica a maior parte do seu tempo livre ao desporto. No entanto, afirma a professora, “também gosto de ir ao cinema, passear e estar com amigos”.

Para viajar aponta a Europa como o destino de eleição. De todos os países que visitou destaca Espanha, Itália e França. A América do Norte foi outro continente que a marcou bastante: “tive a oportunidade de visitar Nova Iorque e o México. Em relação à primeira cidade, sei que tenho de voltar lá. Adorei tudo aquilo que ela me proporcionou! Relativamente ao segundo, gostei muito das praias e do calor. Contudo, o que me cativou mais foram as pirâmides e as civilizações Maias”. Dentro de Portugal evidencia o Gerês; o Algarve e o Porto.

Inês Santos sublinha ainda que “a principal finalidade quando vou viajar é conhecer o estilo de vida das pessoas. Na verdade, quando chego a uma cidade gosto de ver o que ela me oferece e usufruir disso”.

Em relação às pessoas que mais admira, a professora reconhece os seus pais, “pelo exemplo que eles me deram e pela educação que me transmitiram”. A nível profissional, admira imenso “todos os profissionais da Varzim Lazer que na sua área são competentes”. E por fim, “admiro muito o meu marido; ele é espetacular”, revela Inês Santos.

Quanto ao género de música preferido, a docente prefere o Rock Pop, destacando os grupos: Coldpay, Florence and the Machine, Foo Fighters e U2.

Para finalizar, Inês Santos adora comida italiana, e mais recentemente descobriu o sushi.

Etiquetas: | | | |
Comentar

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>