Musculação na VL – Conheça melhor o Prof. João Moreira

João Moreira já se encontra há cerca de sete anos a dinamizar a Varzim Lazer nas áreas de Musculação, Personal Training, Indoor Cycle, Localizada e Pilates.
Prof João Moreira_site
Com 33 anos, este professor é licenciado em Educação Física e Desporto e possui uma extensa lista de formações especializadas na área, sendo formador certificado de instrutores.
No que diz respeito a aconselhar alguém a praticar exercício físico e, nomeadamente, o treino de Musculação, João Moreira defende que se deve começar “ontem”! Afinal, o primeiro passo “é sempre o mais difícil. Por isso não pense que vai começar para o próximo mês, próxima segunda, amanhã! Defina o seu objetivo e inicie hoje! Depois de começar vai sentir os benefícios no corpo e na “alma” e não vai querer deixar mais”, garante o professor.

Depois, é preciso não esquecer que, ao conhecer os benefícios da Musculação, também poderá surgir a motivação: “A lista de benefícios é enorme, mas posso referir dois que talvez não sejam imediatamente associados à modalidade pelo público em geral: evitar perda de massa muscular e aumentar a perda de massa gorda, ambas amplamente associadas a benefícios na qualidade de vida e prevenção de doenças”.

De acordo com o docente, há a ideia generalizada de que a musculação apenas serve para “criar aumento de massa muscular em volume”, mas o certo é que sabe-se, hoje, que o estímulo das fibras de contração rápida previne a sarcopenia (perda de massa muscular), que a cada ano que passa se verifica mais em todos nós e que tem efeitos imediatos na densidade óssea, postura corporal (evitando assim lesões na coluna vertebral por exemplo) e ativação de neurónios “adormecidos”, prevenindo doenças de caráter neurológico.
“Quanto aos efeitos sobre a perda de massa gorda é um tipo de exercício tão ou mais efetivo que o treino cardiovascular, ao contrário do que se pensa, pois permite que o nosso corpo mantenha durante mais horas o dispêndio energético basal, mesmo após o término do nosso treino”, sublinha João Moreira.

Para quem ainda tiver dúvidas sobre a opção do ginásio da Varzim Lazer, João Moreira lembra que o “acompanhamento é feito numa perspetiva de satisfação total dos objetivos dos nossos utentes, mas sempre com o foco em não comprometer a saúde nem o aparecimento de lesões a longo prazo”. Isto porque os professores promovem planeamento adequado e periodização do treino.

A Musculação dá para “todas as idades”, sublinha João Moreira, “e é dos únicos tipos de exercício físico que permitem seguir tal premissa. Mesmo para quem pratica outro tipo de exercício ou modalidade deveria ser obrigatório, como fonte de fortalecimento de sistema músculo-esquelético, para evitar aparecimento de lesões e potenciamento das capacidades de cada um para a outra modalidade praticada. É absolutamente direcionada para cada indivíduo, sendo adaptada a este em função das suas capacidades e limitações”.

O Prof. João Moreira é já um dos rostos mais conhecidos da Varzim Lazer e salienta o rigor de toda a equipa técnica, “escolhida cuidadosamente para garantir o serviço de grande qualidade ao público que nos visita, é sem dúvida uma mais valia e um fator diferenciador na nossa área”. E sustenta: “Aparelhos de musculação mais recentes, nomes de aulas mais atrativos e “na moda”, são fáceis de ter! Trabalho de qualidade por profissionais competentes e motivados no bem do aluno já não é para todos”.

A forma de estar na vida pessoal dilui-se muito na vida profissional, desvenda João Moreira: “Mudar a vida das pessoas é um prazer pessoal que transporto da minha vida profissional para o dia a dia. Saber que fomos um fator determinante na mudança dos hábitos de saúde e bem-estar numa pessoa, melhorando substancialmente a sua qualidade de vida dá-me um sentido de concretização inexplicável”.

João Moreira afirma tentar viver sempre de acordo com o “lado positivo das coisas, das pessoas, das situações”. Considera que é uma pessoa focada na resolução dos problemas com o objetivo de os ultrapassar não perdendo tempo a pensar no transtorno.

O desporto desperta interesse também nos tempos livres do professor, sendo apaixonado por Corrida na Montanha (Trail Running), mas também tem outros hobbies: os “normais” é estar com a família e os amigos, os outros “mais fora do comum são, por exemplo, estudar, pois tenho um gosto particular por aprender qualquer coisa nova todos os dias”.

João Moreira adora “viajar para qualquer lado, conhecer, sentir, ver coisas novas e diferentes perspetivas. Alguns países que o marcaram: Israel, Itália, Marrocos e Estados Unidos da América.
João Moreira admira o avô e os pais, que considera os pilares da sua formação como indivíduo.

Quanto aos gostos musicais, João Moreira aprecia todos, desde que sejam de qualidade! “Existem músicos bons e maus em todos os estilos e músicas certas para cada momento”, refere. Na comida, passa-se um pouco o mesmo: “tenho um gosto particular por comer, ainda não descobri nenhum alimento que não gostasse. Mas de entre os preferidos encontram-se os da cozinha tradicional portuguesa, o marisco e o sushi”.

Etiquetas: | | |
Comentar

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>