Ginástica na VL – Conheça melhor o Prof. Miguel Coelho

Miguel Coelho trabalha na Varzim Lazer há 14 anos e é já um rosto de referência para todos os utentes. Este profissional, de 41 anos, é formado em Educação Física Militar e Gestão do Desporto.
Na empresa municipal, o professor orienta o treino da Sala de Musculação e leciona aulas de grupos, nomeadamente, Cardio/ABS e Cross and Run.
professor miguel coelho
O professor entrou na VL em 2001 através de um estágio do curso de Gestão de Desporto, estando na altura a desempenhar funções na secção de Educação Física Militar no quartel da Póvoa de Varzim.

Miguel Coelho explica em que consiste o Cross and Run. “É uma aula composta por exercícios de Crosstraining (treino de força e condição física utilizando movimentos funcionais), aliado ao treino e desenvolvimento de várias técnicas de corrida. A maior parte dos exercícios realizados na minha aula são calisténicos, ou seja, usando o peso do próprio corpo a fim de criar resistência e treinar a força. Basicamente é uma aula composta por 40% de exercícios e 60% de corrida”.

O professor considera que a prática desta aula traz muitas vantagens, explicando que “resistência e potência complementam-se. No fundo, é como pôr a higiene física em dia, isto é, a prática contínua deste tipo de aula permite manter a boa forma”.
Miguel Coelho afirma que qualquer pessoa “é bem-vinda nesta modalidade”. No entanto, como diz o docente, “quem tiver problemas articulares deve falar primeiro com o professor, havendo sempre alternativas, como por exemplo, caminhar em vez de correr. Neste caso, o aluno estará sempre enquadrado na aula”.

Para Miguel Coelho, são vários os resultados que o Cross and Run possui: “um coração saudável e, principalmente, uma grande tonicidade muscular. Como efeito secundário, um corpo bem definido”.

Relativamente à Cardio/ABS, o docente revela que o objetivo principal desta aula consiste em “trabalhar os músculos posturais, intervalado com treino cardiovascular. Estes músculos são os mais solicitados no dia-a-dia e, por isso, devem ser os mais exercitados, sempre com a finalidade de evitar as comuns dores lombares de que mais de metade da população se queixa”. Quanto aos benefícios, o professor é bastante assertivo: “um core bem trabalhado e forte”.

Este profissional da Varzim Lazer confessa que esta modalidade tem a mistura de Cardio com ABS, uma vez que “é sobretudo uma aula de abdominais, em que a recuperação muscular é ativa, isto é, com treino cardiovascular para poder exigir novamente do abdominal já recuperado no exercício seguinte”.

Miguel Coelho sublinha que a parte estética beneficia com o exercício físico. Na sua opinião, “a razão principal é a saúde e depois a estética”. Para além disso, o professor acrescenta que “a prática regular do exercício físico mantêm-no longe da farmácia e sempre com vontade de olhar para o espelho”.

“A Varzim Lazer é sem dúvida a melhor opção no concelho da Póvoa de Varzim. Aliado a umas estruturas fantásticas, tem um corpo docente extraordinário, com propostas amplas de horários e, ainda, com a realização de muitos eventos ao longo do ano”, conclui.

No âmbito pessoal, Miguel Coelho aprecia “o mar, a família e os amigos” para se sentir bem na vida.
Além disso, o professor dá importância aos valores humanos, tal como explica: “numa sociedade cada vez mais selvagem em termos materiais, podem ter a certeza que a solução está nas pessoas e nos valores humanos”.

Nos tempos livres, o docente continua a dedicar-se ao desporto, sempre acompanhado pela família e pelos amigos. “Com esposa, filhos e amigos wind/kite/surfistas e, recentemente, ‘paddleistas’, todos os fins-de-semana são intensos”, revela.

Miguel Coelho considera que Portugal é um país maravilhoso e encantador. Em montanha, destaca o Gerês; em praia, aponta a região do Algarve. O docente afirma que não precisa de sair da sua cidade para se sentir turista, pois “tenho à minha disposição uma costa espetacular, neste pacífico canto do mundo”. Salienta-se também que este profissional da Varzim Lazer já viveu em grandes cidades estrangeiras e passou por muitos sítios ao longo da sua carreira militar.

No que diz respeito às pessoas que mais admira, o professor confessa: “admiro muito a minha esposa; é o meu ponto de referência e equilíbrio”.
Miguel Coelho gosta de quase todo o género de música, referindo o “Indie” e o “Tribal” como sendo os seus preferidos.
Em gastronomia, o professor aprecia um bom Bife Tártaro e Sushi.

Comentar

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>